INFORMA-TE... A nossa seleção de notícias

Algum dia vamos mesmo deixar de fumar?
Texto adaptado de Jornal Público, Ricardo Garcia, 27-04-2015
Desde a década de 1950 que há medidas a restringir o uso do tabaco em Portugal. Alguns países já antecipam gerações sem fumadores dentro de duas décadas. Mas nem tudo está a caminhar neste sentido.
(...) nos dez anos da convenção da OMS, 80% dos países signatários reforçaram de alguma forma a sua legislação anti-tabágica, o custo de um maço de tabaco subiu em média 150% e há já países com embalagens cobertas a 85% com mensagens de alerta.
Ainda assim, seis milhões de pessoas morrem por ano devido ao tabaco, diz a OMS. Em Portugal, são cerca de 12 mil mortes. “Perdemos todos os dias 30 pessoas por causa do tabaco. É como se caísse um avião todas as semanas”, afirma Emanuel Esteves, da Coppt.
O consumo está a cair em Portugal entre os homens, mas a subir entre as mulheres. Os dados mais recentes indicam que um em cada cinco portugueses é fumador. 

Ler toda a notícia: Público
__________________________________________________
Molécula artificial bloqueou todas as estirpes conhecidas do vírus da Sida.
Texto adaptado de Jornal Público,Ana Gerschenfeld19-02-2015.
Quatro macacos Rhesus vacinados com um novo composto desenvolvido nos EUA resistiram à infecção pelo vírus da sida dos símios apesar de terem sido injectados repetidas vezes com altas doses do vírus. O resultado, que ainda precisa de ser confirmado e analisado em pormenor, foi publicado online na quarta-feira pela revista Nature.E já é considerado por alguns como uma via de investigação muito promissora para uma futura vacina preventiva contra a sida.
Há 30 anos que os especialistas procuram formas de imunizar os seres humanos contra o VIH. Porém, até aqui, as tentativas de fabricar vacinas preventivas, capazes de proteger as pessoas saudáveis contra a infecção pelo vírus da sida, têm-se saldado por fracassos.
Ler toda a notícia: Público

__________________________________________________
Vírus da sida matou 458 pessoas no ano passado em Portugal
Novos casos de infecção na população com mais de 49 anos representam
já um quinto do total.

Texto adaptado de Jornal Público, Alexandra Campos19-12-2014.

Clique na imagem para saber mais sobre a doença

Os novos casos de VIH/sida e as mortes associadas a esta infecção 
diminuíram em 2013, tal como já acontecera em anos anteriores, mas os dados 
não chegam para sossegar os responsáveis que trabalham nesta área. 
Os números são mais baixos do que os registados no passado mas, 
ainda assim, 458 pessoas morreram em 2013 devido a esta infecção.
As boas notícias são as de que em 2013 se verificou  um decréscimo
 mais acentuado do que em anos anteriores  do número de novos 
casos de infecção por VIH (menos 13,7%) e de sida (menos 21,2%), 
tal como do total de óbitos (menos 8,6%). 
Também a transmissão mãe-filho ocorreu apenas em dois dos 197 
recém-nascidos de mães infectadas.
Os dados indicam, porém, que a infecção VIH/sida afecta cada vez mais 
pessoas em idades avançadas em Portugal: os novos casos notificados
na população acima de 49 anos representavam, no ano passado, 
mais de um quinto do total.

Ler toda a notícia: Público
__________________________________________________

Jovens fumam cada vez mais e começam cada vez mais cedo

Maioria dos estudantes portugueses começaram a fumar entre os 14 e os 20 anos. Em média 30 pessoas morrem diariamente por causa de doenças relacionadas com o tabaco.

Texto adaptado de RenascençaAnabela Góis, 25-11-2014.

Os jovens portugueses fumam cada vez mais e começam cada vez mais cedo, conclui um estudo da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta terça-feira.

(...) 81% dos estudantes começaram a fumar regularmente entre os 14 e os 20 anos, e o primeiro cigarro foi fumado, em média, aos 16.

"Os miúdos cada vez têm mais vontade em descobrir coisas cada vez mais cedo. E o tabaco é uma das coisas que descobrem cada vez mais cedo e por isso fumam cada vez mais cedo", explica Carla Farinha chefe da divisão de estatísticas da DGS.

Dos alunos do 3.º ciclo inquiridos, um quarto fumou nos últimos doze meses. No ensino secundário, quase 50% dos alunos fumou no último ano, "um panorama mais complicado do que o ano passado".


Ler toda a notícia: Renascença

_________________________________________________________
Europa descobre uma droga nova quase todas as semanas
A maior parte destas drogas é sintetizada fora da Europa. Vem, sobretudo, da China e, embora menos, da Índia
Texto de Ana Cristina Pereira • 15/11/2012 - 11:13


Quase todas as semanas, o sistema de alerta rápido da União Europeia encontra uma nova droga. No ano passado, registou 49 novas substâncias psicoactivas. Nunca antes registara tantas. E os dados preliminares de 2012 remetem para um agravamento do cenário: já somam mais de 50.
O número consta do relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), apresentado esta quinta-feira em Lisboa. Em 2010, tinham sido notificadas 41 novas drogas; em 2009, 24. A subida reflecte o fenómeno das “alternativas lícitas às drogas ilícitas”, as chamadas "legal highs".
Dois terços integram dois grandes grupos: as catinonas sintéticas, como a mefedrona e o MDPV, que emitam os efeitos da cocaína, e os canabinóides sintéticos, que podem, por exemplo, ser encontrados nos produtos tipo "spice". Mas há grupos químicos considerados “mais obscuros”.

Para ler toda a notícia: http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/5419/europa-descobre-uma-droga-nova-quase-todas-semanas

 _________________________________________________________

Jovens dão mais sangue, mas há menos dadores

Durante o Verão houve 45.991 dadores, menos 1327 do que no mesmo período de 2011
Texto de PÚBLICO, Lusa • 26/09/2012 - 11:13

As reservas de sangue do país contam cada vez mais com o contributo de novos dadores mais jovens. Porém, as dádivas feitas durante este Verão foram inferiores às do ano passado, revelou nesta terça-feira o presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), Hélder Trindade. Num balanço das campanhas de colheita de sangue feitas durante o Verão, o responsável revelou que houve 45.991 dadores, menos 1327 no que no mesmo período de 2011 (47.318).

No entanto, Hélder Trindade salientou o facto de se terem registado 8486 novos dadores, o que corresponde a 18,5% do total de inscritos (no ano passado os novos dadores representavam 12,8% do total).

Para ler toda a notícia: http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/4722/jovens-dao-mais-sangue-mas-ha-menos-dadores

 _________________________________________________________

Deixar de fumar pode dar mais 10 anos de vida às mulheres

Texto de PÚBLICO • 27/10/2012 - 14:10
Dez anos. Este é o tempo de vida que uma mulher fumadora que opte por deixar o tabaco por volta dos 30 anos pode recuperar, segundo uma investigação que acaba de ser publicada na revista científica The Lancet.
O trabalho recorre aos dados de um grupo do Reino Unido chamado “Million Women Study” e que recolhe informações de mais de 1,3 milhões de mulheres. As voluntárias deste estudo dirigido especificamente ao tabagismo foram seleccionadas entre 1996 e 2001, quando tinham entre 50 e 65 anos de idade. Os investigadores seguiram-nas depois durante 12 anos, período durante as quais 66 mil delas morreram, explica o diário espanhol El País.(...)
A investigação adianta, ainda, que a quantidade de tabaco consumida também tem uma relação directa com a mortalidade: mesmo as mulheres que só fumavam um cigarro por dia revelaram o dobro da probabilidade de morrer do que as não fumadoras.
A boa notícia do estudo é que os efeitos nocivos do tabaco podem reverter-se. Entre as mulheres que deixaram de fumar com cerca de 30 anos, o risco de morte prematura foi reduzido em 97%. Já os benefícios de deixar de fumar a partir dos 40 anos foram bastante mais baixos. “Tanto os homens como as mulheres que deixem de fumar antes de chegar a uma idade mediana ganham dez anos de vida”, explicou Richard Peto, da Universidade de Oxford, e um dos autores do trabalho, citado pelo El País.
Para ler toda a notícia:http://www.publico.pt/sociedade/noticia/deixar-de-fumar-pode-dar-mais-10-anos-de-vida-as-mulheres-1569071

 _________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário